Leite fermentado ajuda as bactérias do bem no intestino – Enzilac

23 de julho de 2021

Leite fermentado ajuda as bactérias do bem no intestino

  • Sem categoria

Home > Blog > Leite fermentado ajuda as bactérias do bem no intestino

Você já deve ter ouvido falar que o nosso intestino abriga milhões de bactérias, certo? Essa colônia de micro-organismos é o que chamamos de microbiota ou flora intestinal. 

Mas não se preocupe! Muitos desses pequenos seres são inquilinos exemplares. Não só vivem em perfeita harmonia conosco, como ainda nos ajudam em funções vitais, sendo essenciais para nossa sobrevivência. 

Quando tomadas de fontes alimentares, essas bactérias do bem são chamadas de probióticos e estão presentes em diversos tipos de alimentos e suplementos. Uma das fontes mais importantes delas é exatamente o leite fermentado, um nome genérico dado a produtos lácteos que passam por um processo de fermentação, como  iogurtes, leite cultivado, leite acidófilo, kefirs, kumys e coalhadas. 

Saiba mais sobre os probióticos e os benefícios do leite fermentado. 

Para que servem os probióticos e de que forma podemos ajudá-los? 

Como o próprio nome diz, probióticos são as bactérias pró-vida, ou seja, que nos ajudam a viver bem e de forma saudável. Em troca de abrigo e alimento, elas dão apoio em diversas funções do organismo, como absorção de nutrientes, produção de enzimas e, acima de tudo, proteção contra micróbios nocivos.  

A maioria das bactérias benéficas que compõem a nossa flora, inclusive as probióticas ingeridas, estão no intestino, formando o que chamamos de flora intestinal. Acredita-se que cerca de 70% da nossa imunidade esteja nesta região, o que mostra a importância dela para que possamos usufruir de uma vida saudável. 

Para manter a flora intestinal equilibrada, com as bactérias e fungos ruins sendo contidos e a microbiota se reproduzindo de forma sadia, muitos fatores são importantes. Além da boa alimentação e da prática de exercícios físicos, por exemplo, precisamos tomar cuidado com o consumo de antibióticos (que, se realizado em excesso ou de forma mal conduzida, pode levar à morte de bactérias boas também). 

É na parte de alimentação que entra o leite fermentado. 

Como o leite fermentado pode equilibrar sua flora intestinal? 

O leite fermentado é fabricado por meio de um processo de fermentação realizado por bactérias benéficas para o ser humano. Por exemplo: você deve se lembrar dos lactobacilos, principalmente por causa de uma famosa marca que estava sempre falando sobre eles na mídia. 

Desta forma, quando você está tomando seu iogurte, bebendo seu leite cultivado ou consumindo qualquer produto desse tipo, está repondo também a quantidade de bactérias do bem no organismo. Esse é o motivo pelo qual o leite fermentado é um dos alimentos classificados como probióticos, que ajudam no equilíbrio da flora intestinal. 

E que benefícios isso pode trazer? 

– Perda de peso: as bactérias do bem no leite fermentado reduzem processos inflamatórios e otimizam o processo de digestão, ajudando a perder peso; 

– Tratar constipação e reduzir gases: essas bactérias também ajudam na absorção de nutrientes, tratando problemas de constipação intestinal e excesso de gases; 

– Melhorar a imunidade: a longo prazo, conforme você for consumido leite fermentado e outros alimentos probióticos, seu sistema imune vai melhorar bastante; 

– Diminuir problemas intestinais: ao combater as bactérias nocivas e reduzir as toxinas no intestino, os probióticos também previnem azias, desconfortos, prisão de ventre e doenças intestinais no geral. 

Mas sou intolerante à lactose! E agora? 

Não se preocupe! A intolerância à lactose é um problema bastante comum, que tem relação com a diminuição de enzima lactase no seu organismo ao longo do tempo. 

Para continuar saboreando o leite fermentado e aproveitar todos os seus benefícios, basta contar com Enzilac®! Um suplemento que repõe a quantidade de enzima lactase no seu organismo, permitindo que você consiga fazer a digestão da lactose e viver bem com o leite. Um comprimido antes das refeições lácteas e pronto! 

Saiba mais no nosso site! E continue cuidando com carinho dos seus amigos da flora intestinal. 

Lactase em comprimidos mastigáveis. 4500 e 9000 FCC Unidades de Lactase. A lactase auxilia a digestão da lactose. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Consumir preferencialmente sob orientação de um profissional de saúde habilitado, como nutricionista, médico ou farmacêutico. MS: 6.7239.0013.

Fontes
https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/os-beneficios-do-leite-fermentado-e-como-fazer-essa-bebida-em-casa_a12070/1
https://costanorte.com.br/noticias/dino/leite-fermentado-light-%C3%A9-uma-op%C3%A7%C3%A3o-para-o-consumo-de-probi%C3%B3ticos-1.326258
https://www.pubvet.com.br/artigo/957/leites-fermentados-histoacuterico-composiccedilatildeo-caracteriacutesticas-fiacutesico-quiacutemicas-tecnologia-de-processamento-e-defeitos#:~:text=Leite%20fermentado%20%C3%A9%20o%20nome,l%C3%A1tico%20por%20meio%20da%20fermenta%C3%A7%C3%A3o.

Veja também