5 situações que só quem possui deficiência de lactose entende – Enzilac® Lactase: para que serve, preço e como usar

14 de julho de 2021

5 situações que só quem possui deficiência de lactose entende

  • Sem categoria

Home > Blog > 5 situações que só quem possui deficiência de lactose entende

A vida não está fácil para ninguém. E para quem possui deficiência de lactose, menos ainda. Imagina não poder comer queijo, pizza, brigadeiro, estrogonofe, tortas, bolos, pavês, quiches… Enfim, todas as milhares de coisas deliciosas que levam o leite e seus derivados na receita. 

Pior: ter que ficar fiscalizando os cardápios dos restaurantes, ouvir as outras pessoas dizendo que é frescura e relembrar os velhos tempos, quando tudo era permitido. 

Separamos aqui algumas situações com as quais você com certeza deve se identificar. Ah! E vamos dar uma dica infalível no final, para você possa se livrar desse problema de uma vez por todas. 

1 – Ter que sair correndo pro banheiro 

Patrick Falling GIF - Find & Share on GIPHY

Quando a pessoa possui deficiência de lactose mesmo, não tem jeito! Basta a lactose entrar no intestino para todo o resto querer sair. Essa vontade terrível de fazer o número 2 ocorre porque os deficientes de lactose não produzem enzima lactase suficiente para digerir a lactose, que se acumula no organismo e é fermentada por bactérias. 

Isso gera produção de ácido lático, gases e retenção de água, causando as cólicas intestinais, diarreias e outros sintomas, que já foram motivo de constrangimento para muitas pessoas em sociais com os amigos. 

 2 – Ficar uma hora analisando o cardápio 

Como muitos alimentos são feitos à base de leite e derivados, os deficientes de lactose sofrem quando vão a um restaurante. As opções no menu acabam ficando bem restritas, aumentando o tempo de procura nos menus. 

No trabalho, às vezes o jeito é levar a própria marmita de casa, com alimentos criteriosamente selecionados. 

3 – Ficar na vontade durante festas infantis 

Brigadeiros, bolos, docinhos, pizzas… Muitas dessas delícias que vemos nas mesas e barraquinhas das festas infantis são feitas à base de leite. Até existem receitas sem lactose, mas dificilmente você vai encontrar alguma opção desse tipo na festinha do seu sobrinho. Sem falar que não é a mesma coisa, convenhamos!  

4 – Acham que é frescura

Deficientes de lactose que costumam ir em festas familiares, almoços entre amigos e churrascos já sabem: sempre há a chance de serem taxados como “frescos”, quando recusam algum alimento à base de leite que lhes é oferecido. 

O medo de fazer alguma desfeita acaba servindo como uma pressão social desnecessária e gera constrangimentos que pioram ainda mais a situação de quem sofre com esse problema. 

5 – Relembrar os velhos tempos 

Na maioria das vezes, a deficiência de lactose é um problema que se desenvolve conforme a pessoa envelhece e o organismo vai deixando de produzir a lactase, enzima responsável por quebrar as moléculas de lactose para permitir sua digestão. 

Por isso, muita gente só passa a sofrer com esse distúrbio na fase adulta. Muitas vezes, bate aquela saudade dos tempos nos quais se podia comer qualquer coisa sem ter medo de quase morrer. 

Pois esses tempos não precisam acabar! Afinal, existem soluções para que você possa compensar a falta de enzima lactase no seu organismo. Uma delas é Enzilac®! 

Nosso suplemento de lactase vem em comprimidos mastigáveis, com um delicioso sabor de baunilha. Basta tomar um deles antes das refeições à base de leite e comer sem se preocupar. Chegou a hora de você viver bem com o leite novamente.  

Saiba mais no nosso site

Lactase em comprimidos mastigáveis. 4500 e 9000 FCC Unidades de Lactase. A lactase auxilia a digestão da lactose. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Consumir preferencialmente sob orientação de um profissional de saúde habilitado, como nutricionista, médico ou farmacêutico. MS: 6.7239.0013.

Fontes
https://guiadacozinha.com.br/dicas-de-cozinha/coisas-que-so-quem-tem-intolerancia-a-lactose-vai-entender/
https://www.uol.com.br/vivabem/listas/7-apuros-que-so-quem-e-intolerante-a-lactose-passa.htm

Veja também