Alimentos que têm muita e pouca lactose – Enzilac® Lactase: para que serve, preço e como usar

30 de junho de 2021

Alimentos que têm muita e pouca lactose

  • Sem categoria

Home > Blog > Alimentos que têm muita e pouca lactose

Quem tem intolerância à lactose já deve ter se perguntado: que alimentos eu posso consumir? Quais devo evitar? Até que ponto a lactose realmente faz mal?

A resposta é que depende! Cada pessoa tem um grau de intolerância à lactose, que só pode ser descoberto após um exame médico.

De qualquer forma, há alimentos que são naturalmente ricos neste açúcar, podendo trazer problemas para aqueles que sofrem com intolerância. Já outros, salvo casos mais graves, podem ser consumidos em menores quantidades.

Saiba qual é a quantidade ideal de lactose nas refeições e confira alguns exemplos de alimentos populares que têm mais e menos lactose.

Qual é a quantidade certa de lactose?

Como reforçamos no início desse texto, ela varia de pessoa para pessoa. Por isso, é bom procurar um clínico geral ou gastroenterologista para fazer os exames certos e saber qual é o seu nível de tolerância.

Entretanto, na maioria dos casos, é possível ingerir até 10g de lactose sem que os sintomas sejam muito fortes. Então, basta consultar a tabela nutricional na parte de trás da embalagem do produto que você pretende comprar e ver se a quantidade de lactose é maior que essa ou muito próxima desse valor.

Se o seu caso é mais grave, sugerimos procurar pelos produtos “sem lactose”, que são feitos à base de leite, mas passam por um processo industrial que quebra suas moléculas e permite sua digestão.

Tabela de alimentos com muita e pouca lactose

As tabelas a seguir vieram de um estudo realizado pela prefeitura de Dom Aquino, Mato Grosso. Elas trazem alguns exemplos de alimentos lácteos comuns que são mais e menos perigosos para os intolerantes à lactose.  

Mas, você precisa mesmo evitar a lactose?

Caso não queira abrir mão de alguns dos seus alimentos favoritos, como leites, queijos, bebidas lácteas e iogurtes, existe outro caminho: a suplementação.

Como você deve saber, a intolerância à lactose é causada por uma deficiência na produção de enzima lactase, que é a responsável por quebrar as moléculas de lactose em glicose e galactose, açúcares que podem ser absorvidos pelo organismo com mais facilidade.

Na maioria dos casos, você pode evitar os problemas digestivos causados pela presença da lactose não digerida, tomando suplementos alimentares de enzima lactase antes de consumir refeições que contenham leite e seus derivados. Legal, né?

Ainda mais quando esse suplemento vem em comprimidos mastigáveis, com um gostinho de baunilha e por um preço bem especial. Conheça Enzilac®! A melhor opção para quem quer viver bem com o leite. 

Lactase em comprimidos mastigáveis. 4500 e 9000 FCC Unidades de Lactase. A lactase auxilia a digestão da lactose. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Consumir preferencialmente sob orientação de um profissional de saúde habilitado, como nutricionista, médico ou farmacêutico. MS: 6.7239.0013.

Fontes
https://www.tuasaude.com/saiba-qual-e-a-quantidade-de-lactose-nos-alimentos/
https://www.domaquino.mt.gov.br/anexo_cardapio/7a0a020490ff0633128b513907162ad2.pdf

Veja também