Mitos e verdades sobre a intolerância à lactose – Enzilac® Lactase: para que serve, preço e como usar

16 de junho de 2021

Mitos e verdades sobre a intolerância à lactose

  • Sem categoria

Home > Blog > Mitos e verdades sobre a intolerância à lactose

Estimativas apontam que 70% da população mundial é afetada em algum grau pela intolerância à lactose, tendo dificuldades para digerir alimentos que contenham esse açúcar presente no leite e muitos dos seus derivados.

Ser diagnosticado com intolerância à lactose implica em muitas mudanças no dia a dia da pessoa, especialmente na alimentação. Entretanto, há também muitos exageros quando o assunto vem à tona, como dizer que intolerantes à lactose nunca poderão consumir nada que tenha leite.

Para esclarecer melhor esse tema, resolvemos trazer alguns mitos e verdades bastante comuns sobre a intolerância à lactose.

Intolerância à lactose é uma alergia ao leite

Mito!

Intolerância à lactose e alergia ao leite são duas coisas completamente diferentes. A primeira está relacionada a uma dificuldade de digerir lactose, devido à diminuição progressiva da produção de enzima lactase no organismo. 

A segunda é uma reação do sistema imunológico a proteínas do leite. Para saber quais dos dois distúrbios você tem, procure um clínico geral ou gastroenterologista.

Todos os alimentos à base de leite têm lactose

Mito!

Apesar de ser algo raro, existem alimentos à base de leite que não contêm lactose na sua composição. Alguns queijos específicos, como a mozarela de búfala, degradam o açúcar do leite no processo de fabricação ou possuem quantidades insignificantes desse açúcar.

Sem falar que existem empresas de laticínios que acrescentam enzima lactase industrialmente nos alimentos, quebrando as moléculas pesadas de lactose em açúcares menores (os chamados alimentos LacFree).

O leite materno tem lactose

Verdade!

No entanto, é muito raro que crianças com menos de dois anos sofram com intolerância à lactose. Se isso acontecer, procure a ajuda de um médico, mas não pare a amamentação.   

Quem elimina a lactose da dieta precisa de suplementação de cálcio

Verdade!

Cerca de 70% do cálcio que a pessoa consome vem do leite e seus derivados, de forma que as fontes vegetais muitas vezes não conseguem suprir. O ideal é contar com a ajuda de um nutricionista na hora de fazer suplementação.

Mas, como vamos ver no próximo tópico, você não precisa necessariamente excluir o leite da sua dieta.

Intolerantes à lactose não podem consumir nada que tenha leite

Mito!

O problema da intolerância à lactose ocorre devido a uma diminuição na produção de enzima lactase pelo organismo. É essa enzima que quebra as moléculas de lactose em açúcares menores, permitindo sua digestão.

Na maioria dos casos, com a suplementação certa, é possível compensar essa deficiência e consumir alimentos lácteos sem se preocupar.  

Para isso, existe Enzilac®! Um suplemento alimentar com comprimidos mastigáveis que trazem lactase na sua composição, além de possuírem um delicioso sabor de baunilha. Basta mastigar um comprimido antes de qualquer refeição que tenha leite e seus derivados.

Saiba mais em: https://enzilac.com.br/

Lactase em comprimidos mastigáveis. 4500 e 9000 FCC Unidades de Lactase. A lactase auxilia a digestão da lactose. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Consumir preferencialmente sob orientação de um profissional de saúde habilitado, como nutricionista, médico ou farmacêutico. MS: 6.7239.0013.

Fontes
https://drogariasantoremedio.com.br/intolerancia-a-lactose/
https://apreciare.com.br/mitos-e-verdades-sobre-intolerancia-a-lactose/

Veja também