Tudo que você precisa saber sobre a lactose: o que é, benefícios e perigos – Enzilac® Lactase: para que serve, preço e como usar

19 de maio de 2021

Tudo que você precisa saber sobre a lactose: o que é, benefícios e perigos

  • Sem categoria

Home > Blog > Tudo que você precisa saber sobre a lactose: o que é, benefícios e perigos

Você já deve ter lido aqui no blog sobre a lactose e o fato de que muitas pessoas são intolerantes a ela, certo?

Mas será que a lactose é essa vilã que todos dizem? Ou também tem seus benefícios? O que ela é, afinal? Em quais alimentos está presente?  Por que algumas pessoas são intolerantes?

Saiba isso tudo agora. 

O que é lactose

A lactose é o carboidrato que dá o gosto adocicado ao leite, formado pela união entre uma molécula de glicose e outra de galactose. Está presente no leite e em seus derivados, como queijos, requeijão, iogurtes, manteiga, entre outros.

Quais são seus benefícios para o organismo?

A lactose é uma excelente fonte de energia para o corpo  e, ao contrário de outros açúcares, possui um baixo índice glicêmico. Ou seja, não aumenta muito a quantidade de glicose no nosso sangue. 

Além disso, a lactose é considerada um prebiótico. Ou seja, favorece o crescimento de bactérias benéficas no nosso intestino, como a Bifidobacterium e os lactobacilos. Essas bactérias, também chamadas de probióticos, ajudam a manter o equilíbrio intestinal, afastando micro-organismos nocivos.

Então, por que muita gente tem intolerância à lactose?

As moléculas de lactose são muito pesadas, precisando ser quebradas em moléculas menores de glicose e galactose para poderem ser devidamente digeridas. A enzima responsável por isso é a lactase.

O problema é que algumas pessoas sofrem com uma redução da produção dessa enzima no organismo. Esse distúrbio pode acontecer por vários motivos: herança genética, doenças intestinais, idade, entre outros.

Quando nosso corpo produz pouca ou nenhuma enzima lactase, a lactose que consumimos não é dividida em carboidratos menores. Por isso, acaba sendo mal absorvida e se acumula no intestino, onde é fermentada por bactérias que produzem gases e ácidos.

Essa ação das bactérias e o fato de a lactose ser uma substância osmoticamente ativa (em outras palavras, que acumula água) são as razões pelas quais uma pessoa sofre com os sintomas da intolerância à lactose: diarreia, náuseas, inchaço do estômago, cólicas, entre outros, logo após consumirem leite ou algum derivado.

Se você é um dos que precisam conviver com a intolerância à lactose, não abra mão dos muitos benefícios que ela oferece! Conte com Enzilac, um suplemento que repõe a quantidade de lactase no seu organismo, permitindo que você viva bem com leite.

Basta mastigar um comprimido logo antes da refeição ou de beber seu copo de leite. Saiba mais em: https://enzilac.com.br/

Lactase em comprimidos mastigáveis. 4500 e 9000 FCC Unidades de Lactase. A lactase auxilia a digestão da lactose. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Consumir preferencialmente sob orientação de um profissional de saúde habilitado, como nutricionista, médico ou farmacêutico. MS: 6.7239.0013.

Fontes
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/culinaria/alimentos-sem-lactose-conheca-os-mitos-e-verdades,3c17f0ac971c281e3dcb701609e199ddi1xbte9w.html
https://minhasaude.proteste.org.br/zero-lactose-proteste/
https://minhasaude.proteste.org.br/como-sao-feitos-produtos-zero-lactose/

Veja também